Madrinha com roupa igual (ainda) é diferente?

love me do1

Existiu um tempo em que investir em madrinhas com roupa igual era diferente. O habitual sempre foi “cada uma escolher a sua cor”. Não que essas formas tenham saído de moda, ou não tenham o seu valor !! Todavia, as noivas hoje permitem que as suas madrinhas “apareçam” através de modelos exclusivos, pensados para elas e esse tipo de liberdade só mostra como esta amizade é importante. Em alguns casos vemos até a participação das amigas-madrinhas na escolha do modelito ! E o limite fica por conta somente da criatividade da noiva, ou de todas elas juntas.

Os vestidos agora seguem as cores da dècor, o estilo próprio de se vestir das amigas, a proposta do casamento (rústico ou clássico), ou até um “tema” definido pela noiva.

blog manu madrinhas de casamento 01

Embora nada disto supere  a honra que é receber um pedido desses: não se escolhem mais madrinhas-padrinhos “ricos” como certeza de bons presentes (ok, talvez alguns ainda o façam … rs); acompanhamos um amadurecimento gradativo por parte dos noivos (e da Sociedade) e o convite passou a ser direcionado para os amigos íntimos e realmente especiais, com o intuito de elevar essa amizade a um outro nível – mais familiar. Uma forma de dizer para aquela pessoa que ela foi escolhida para estar sempre próxima (ou, mais próxima ainda) da vida do casal, dali em diante. E não deveria ter sido sempre assim ??!!

blog manu madrinhas de casamento 02

O papel da madrinha surgiu para que a noiva tivesse “suporte” durante os preparativos, e não se sentisse sobrecarregada, e consiste dentre outras coisas em:

  • ajudar na escolha do vestido da noiva;
  • auxiliar a noiva no planejamento do casamento;
  • organizar a despedida de solteira, o chá de panela ou lingerie;
  • no dia do casamento ajudar a noiva a se preparar;
  • durante a cerimônia estar atenta a ela, na arrumação do vestido, na make ou penteado e deixá-la tranquila e confiante;
  • durante a cerimônia religiosa ou civil ficar responsável pelo bouquet;
  • ajudar a noiva escrevendo o nome das amigas solteiras na cauda do vestido;
  • ajudar na organização da mala para a lua-de-mel e da “malinha” para a noite de núpcias;
  • ajudar na decoração do carro da saída dos noivos (por que não vejo mais isto ??!!! tão delicado e romântico !); etc.

blog manu madrinhas de casamento 03

Atualmente, com a contratação das Assessorias de Casamento e Cerimonial estas funções foram sendo aos poucos incorporadas, o que acabou por reduzir este convívio e auxílio. Quando muito, as madrinhas, como a mãe da noiva participam do making of e fazem a make e o cabelo juntas, no mesmo espaço. Ninguém mais tem tempo, todo mundo trabalha horas e mais horas extras e a organização do evento se mostra cada dia mais objetiva e “planilhada”.

Não deixe que isto aconteça ! Aproveite para dividir estes momentos valiosos com quem você escolheu para estar ao seu lado, durante a sua cerimônia. Este tempo não voltará … lembre-se que quanto maior o envolvimento, maior a troca; e maior será a sintonia de  vocês no grande dia. Como consequência, um ambiente repleto de amor e tranquilidade, muitas risadas, pessoas para dividir o nervosismo e a expectativa, e uma amiga, ou várias delas, pra lhe dizer como você está linda e radiante !

Selecionei alguns modelos de vestidos de madrinhas originais, para vocês se inspirarem !!

blog manu madrinhas de casamento 04

Leave a reply